quarta-feira, 26 de março de 2008



Lançamento do livro Sussurros

Foi através de suas andanças pelo interior do Maranhão como promotor público que o poeta Eduardo Borges juntou bagagem para fazer Sussurros. Uma coletânea de poesias recheadas de sentimentos angustiantes e nem por isso não belos, oriundos de quem conheceu de perto a pobreza e a condição de exclusão a que está submetida a grande maioria da nossa população.

Sussurros, o livro de estréia do ludovicense Eduardo Borges reúne uma coleção de poesias produzidas ao longo de oito anos. São textos idiossincráticos, como ele mesmo as define, surgidas de sua vivência e observações e é também um contraponto ao discurso literário sobre a verdade convencionada.

Há 14 anos como promotor, Eduardo passou por experiências que o fizeram transcrever para o papel toda a sua frustração em não poder mudar o sistema que cada vez mais oprime o homem simples. "Eu não posso negar que a profissão me transformou sob o ponto de vista da formação pessoal. Foi doloroso esse contato com a realidade muito crua", comenta. A total ausência do Estado mediante tais situações, no entanto, serviu como base para que sua poesia amadurecesse em termos de consistência. Se por um lado, como promotor, ele se sentia frustrado em não poder fazer jus à sua profissão, era na caneta que, como poeta, descarregava toda a sua revolta sobre a impotência.

A grande prova desta angústia encontra-se na primeira poesia, Declaração de culpa, onde o poeta diz "(...) Declaro-me pecador e culpado, não reconheço autoridades nem tribunais, detesto os homens detestando-me sem fim". O leitor mais sensível pode até se identificar com os textos, crus e viscerais, sem meias palavras que denotam um lirismo realista.

Autocrítico, Eduardo se define como um experimentador e diz estar longe de ser um artista. "Ser poeta para mim, é uma conquista que nasce do labor renitente. A arte é uma opção de vida, é um trabalho que exige dedicação". Para ele, Sussurros configura-se uma nova etapa, a qual revelará seu papel como artista. Esta trajetória, segundo (o poeta maranhense) Nauro Machado já está definida, como ele escreve na apresentação do livro. "Eduardo Borges neste seu livro de estréia indica e nos revela um percurso que haverá de levá-lo à plena realização dos seus versos, sobretudo nos poemas curtos, de uma contenção ancorada pela imagística que lhe é própria e de sugestiva força criadora".

Serviço:
O que: Lançamento do livro Sussurros, do poeta Eduardo Borges
São Luís - MA
Quando: 27 de março (quinta-feira)
Onde: Livraria Poeme-se (Praia Grande – São Luís)
Horas: 19h
Teresina-PI
Quando: data a ser marcada
Onde : Livraria DES LIVRES, Praça do Caribe - Shopping Riverside
Horas :